Sobre o Sistema

Sobre o Sistema

Os tempos são chegados; tempos de transformação onde a Educação se levanta como o mais poderoso instrumento para o progresso espiritual e equilíbrio do ordenamento social, sendo imprescindível alcançar a todos, em especial os ainda inalcançados. Aqueles que possam estar além de nossos muros, além de nossos olhares, além das fronteiras de nossas Casas, Núcleos e Centros Espíritas, mas não estão invisíveis ao olhar misericordioso de Jesus e seja pelo interesse ou pela necessidade que revelam encontram-se conectados com a proposta Espírita de apoio e suporte através da instrução e consolação

Uma Nova Era já aponta no horizonte e urge o aproveitamento do tempo para a conquista de novas e melhores oportunidades reencarnatórias, a partir do Amor que une e da Instrução que ilumina. Entretanto, é imprescindível que a oportunidade de conhecer e estudar a Doutrina Espírita, não se refreie pelas limitações espaço, distância, trabalho, família ou qualquer outro obstáculo que são tão próprios da vida moderna e ora impedem, ora afastam ou ora comprometem o acesso ou a regularidade de frequência nos Cursos presenciais disponibilizados nas Instituições Espíritas.

Deste modo, reconhecendo-se que não há mais tempo para postergar medidas necessárias ao nosso aperfeiçoamento espiritual e nem aguardar condições ou disponibilidade de tempo [que nunca chegam] para o estudo espírita e da espiritualidade, urgem elegermos novas ferramentas e tecnologias para a disponibilização do ensino Espírita.

Nossa missão, portanto, é agregar ao ensino espírita, novas ferramentas e tecnologias, de modo que, independentemente de onde estivermos possamos nos manter em perfeito alinhamento da proposta pedagógica do Ensino e Estudo Espírita, que seja o de sua realização de forma séria, contínua e regular.

A SEEPT é um sistema virtual, de adesão voluntária, de pessoas [ou instituições] agrupadas a partir do único interesse da Educação Espírita, por meio do compartilhamento do conhecimento Espírita, através de Cursos, Seminários, Palestras e outros eventos de natureza Espírita.

Conhecimento compartilhado em que antes de firmar no imaginário do assistente ou ouvinte qualquer hierarquização de professor-aluno, se apresenta, simplesmente, como uma forma de esclarecer, orientar, informar e manter atualizado, não só os alunos de seus cursos, mas, sim, todo e qualquer trabalhador, frequentador ou simpatizante da Doutrina Espírita, em especial aqueles que se encontram impedidos de estarem dentro de uma Casa Espírita, por fatores alheios a sua vontade.

Uma plataforma virtual sem fins lucrativos, sem custos de adesão, absolutamente gratuita, que se sai do ambiente virtual e se consolida no mundo real a partir da boa vontade e iniciativa de quem quer ensinar e de quem quer aprender.

É, portanto, um recurso auxiliativo de estudo. Uma plataforma virtual para estudo on line, que não se apresenta como concorrente do ensino presencial. Ao contrário, apresentando-se em apoio aos Cursos presenciais, foi idealizada com o objetivo de oportunizar o estudo espírita para todos, em especial os inalcançados por restrições afetas à questão de distância, disponibilidade de tempo ou outras inerentes à sua vida profissional ou social prevalentes na vida moderna. E que nem sempre nos permite estar num mesmo dia, numa mesma hora e num mesmo local para, juntos, fisicamente, estudarmos a Doutrina Espírita.

O Codificador, e Educador por excelência, da Doutrina Espírita, Allan Kardec, previamente alertou que “o estudo de uma Doutrina como a espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova e grande, não pode ser feito proveitosamente, senão por homens sérios, perseverantes e animados de uma firme e sincera vontade de chegar a um resultado” [in] KARDEC, Allan. Trad. PIRES, José Herculano. O Livro dos Espiritos. 62 ed. [Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita. Item VIII, fl. 38].

E conclui dizendo-nos que isto, demanda uma “regularidade e continuidade”.

Ocorre que estas muitas vezes se veem atropeladas ou obstaculizadas por contingências próprias da vida moderna, que incidem na vida pessoal de muitos, de modo alheio a sua vontade, e por vezes quase insuperável.

Buscar novas formas de compartilhamento de conhecimento, através de plataformas online, para o ensino e estudo espírita, pode não ser o único caminho, pode até mesmo não ser o melhor caminho, mas certamente é um caminho inevitável para se alcançar a muitos que se encontram distantes das Casas Espíritas.

Para isto, antes de tudo é preciso vencer preconceitos e antever o uso das novas tecnologias como aliadas e não obstáculo para o melhor do ensino Espírita.

E, neste sentido, a partir do reconhecimento de que o Ensino à Distância é uma realidade na Educação formal em praticamente todos os sistemas de ensino, no mundo, é de se crer que as Instituições Espíritas não se eximirão de encampar referida metodologia para alcançar a todos que se encontrem numa órbita de interesse ou de necessidade.

E é o que nos propomos.

Trata-se, portanto, de um Programa cujo Estudo que, necessariamente, começa na Casa Espírita, mas espera-se que se instale na sua casa, no seu trabalho ou onde você esteja, algo como uma ligação permanente em bastará a você buscar e estabelecer a sua conexão com o grupo virtual de estudo disponibilizado pela plataforma.

Estruturado dentro de uma relação Tema-Aula, cada aula presencial é disponibilizada em vídeo para que tantos os alunos presenciais, quanto os que não estejam presentes, possam assistir o conteúdo ministrado, tantas quantas forem as vezes que julgar de necessidade.

Para reforçar o conhecimento do “aluno” e ampliar sua compreensão, cada aula constitui-se da leitura de um texto-base, via de regra do Livro dos Médiuns, podendo, ou não, ser complementada com a indicação de textos adicionais, vídeo-palestras ou documentários afetos ao tema.

Mas é por meio de uma atividade de apuração de compreensão que fechamos cada aula, de modo a verificarmos a possibilidade de seguirmos em frente.

Por um lado espera-se que o aluno possa formar sua própria base teórica de análise e interpretação da mediunidade e por outro que o faça pensar a mediunidade como prática da vida e não como artigo teórico de livros e estantes.

A metodologia de estudo adotada parte da premissa da aprendizagem a partir do melhor aproveitamento nos processos de troca – no conteúdo apresentado e explicado; passando pela leitura indicada e reflexão do conteúdo; até chegarmos na devolutiva do conteúdo apresentado e apreendido.

Portanto, é em sede de uma atividade plural, digamos assim, que o Programa mira sua eficácia, na qual os organizadores e os “alunos” se consorciam e assumem o firme propósito de perseguir o Estudo completo de O Livro dos Médiuns, de forma metódica, regular e contínua.

Assim sendo, a relação de ensino-aprendizagem se consolida na seguinte conformidade:

  • Leitura do conteúdo (parte dos alunos)
  • Leitura do conteúdo (por parte do aluno)
  • Organização e indicação do conteúdo complementar (parte dos organizadores)
  • Reflexão do conteúdo, a partir das experiências vivenciadas (parte do aluno)
  • Explicação do conteúdo de estudo (parte dos organizadores)
  • Devolutiva da compreensão (parte dos alunos)

Espera-se, ao final de cada tema-aula, que os alunos possam postar na plataforma eventuais dúvidas que tenham restado sobre o conteúdo apresentado.

O Programa não tem caráter reprovativo ou aprovativo, mas estabelece um sistema avaliativo de apreensão do conteúdo para acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e identificação de ajustamento, adequações e melhoramentos do produto oferecido.

Neste sentido, o Programa está dividido em aulas-tema e ao final de cada uma será oferecido para o aluno uma atividade de reflexão [ do tipo Falso ou Verdadeiro / Alternativa correta ] com até 05 (cinco) questões para resposta do aluno, valendo até 1,00 ponto, ou conforme indicação do exercício.

Questões mais simples podem valer mais e questões menos simples podem valer menos.

À título de Atividade Complementar [não obrigatória] a organização do programa poderá indicar alguma atividade de natureza interativa e integrativa para que o aluno possa assistir ou visitar, assim complementando seu estudo e ampliando sua visão espírita sobre o assunto.

Consideram-se atividades complementares para efeito deste programa: Documentários, filmes, palestras, seminários, ou visitas a hospitais, museus, creches, abrigo para velhice, etc).

São atividades absolutamente livres, portanto, de caráter não obrigatório, em que no máximo aqueles que voluntariamente aderirem a essa provocação da organização se comprometem em compartilhar a experiência com seus colegas de grupo, postando o relatório na plataforma, como forma de estimular e desenvolver aspectos de segurança e espontaneidade tão necessários para a vivência consciente da mediunidade.

EDSON ROBERTO DO AMARAL é o idealizador e organizador desse projeto. Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo possui Mestrado e Doutorado Militar. Por 20 anos foi presidente do Centro Espírita Caminheiros da Fraternidade, na cidade de São Paulo.

Nascido na cidade de São Paulo, aos 28/12/67, tem 52 anos de idade, é casado e pai de duas filhas universitárias.

Espírita desde os 05 anos de idade iniciou sua jornada espírita nas aulas de evangelização moral cristã e juventude espírita, de onde aos 15 anos teve sua primeira oportunidade de assistir uma Reunião Mediúnica, e nunca mais saiu. Foi dirigente e “instrutor” do Curso Básico do Espiritismo, do Curso Mediúnico, de Curso para “palestrantes”, para Atendentes Fraterno, dentre outros.

Atualmente mantém sua atividade Espírita junto ao segmento das Palestras públicas, Seminários e Cursos Espíritas, bem como junto á Diretoria de Mediunidade da USE-Regional SP e como membro do Centro de Cultura Documentação e Pesquisa de Espiritismo “Eduardo Carvalho Monteiro”.

Paralelamente, acompanha as atividades da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.

Trata-se, em especial, de um projeto inaugural de um Programa experimental, cuja organização e disponibilização dos conteúdos na plataforma partem da sábia e segura orientação doutrinária de Allan Kardec para o estudo da Doutrina Espírita, ou seja, sequenciado, regular e contínuo, desde o início ao fim de O Livro dos Médiuns, oportunidade em que a SEEPT oferece esse conteúdo para um grupo previamente selecionado de pessoas que já detendo algum conhecimento espírita, por um lado terão a oportunidade de ampliar o seu estudo no campo da mediunidade, e por outro, poderão auxilia o desenvolvimento deste Programa com suas observações e apontamentos.

Todos sabemos que o universo dos espíritas e simpatizantes é imenso, mas nos vemos na contingência de reconhecer que muito maior é o universo de pessoas ainda não alcançadas pelos seus esclarecimentos, orientações e conforto.

A partir disto a SEEPT não se lança como concorrente de qualquer outra Instituição Espírita. Há espaço para todos. Nosso único propósito é o de oferecer uma singela contribuição, que parte da força de vontade para superar obstáculos e [organizar] e disponibilizar o estudo da mediunidade, através dos princípios e fundamentos da Doutrina Espírita.

Desde os primórdios do Cristianismo, nos mais recuados tempos, até o surgimento da Doutrina Espírita, a trajetória do Amor nesta Terra tem sido regada por incomensuráveis esforços, desafios e obstáculos.

Neste sentido, independentemente dos obstáculos que sempre se levantam quando nos propomos a uma nova abordagem da vida, o mais importante é a seriedade de propósito e a vontade de alcançar uma maior compreensão dos ensinos de Jesus, a partir de uma Doutrina como a Espírita, que nos dizeres do próprio Codificador (Allan Kardec) “nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova e grande” e seu estudo “não pode ser feito proveitosamente, senão por homens sérios, perseverantes, isentos de prevenções e animados de uma firme e sincera vontade de chegar a um resultado”. (Kardec, Allan. Trad. Pires, José Herculano. O Livro dos Espíritos. Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita. Item VIII. Fl. 38, da 62. Ed. São Paulo: LAKE. 2001).

Esta é a pedra angular deste projeto, que se materializa para nós através deste Programa. E é a razão pela qual, neste compasso, alinhamo-nos, nesse programa, ao que prescreve o sábio pensador Léon Denis no sentido de que “...a educação é o mais poderoso instrumento do progresso e que para ser completa, deve inspirar-se no estudo da vida sob suas duas formas alternantes, visível e invisível, em sua plenitude” [Denis, Léon apud Incontri, Dora. Pedagogia Espírita – Um projeto brasileiro e suas raízes. Epígrafe. Fl. 7, da 1. Ed. Bragança Paulista: Comenius. 2004].

E em assim sendo - meus amigos(as)! Educação Espírita é ao que nos lançamos no curso desse Programa. Não como instrutores e alunos, mas como irmãos e amigos que, independentemente, da raça, etnia, crença, condição socioeconômica ou das distâncias que nos separam fisicamente, esperamos poder trocar experiências vivenciadas e compartilhar conhecimentos.