Sobre o sistema1
Uma plataforma de Cursos on line para Estudos dirigidos do Espiritismo e outras divulgações.
- NOSSA MISSÃO
Os tempos são chegados; tempos de transformação onde a Educação se levanta não apenas como o mais poderoso fator de progresso, como o mais imperioso para o equilíbrio e ordenamento social.
Tão imperioso que há que se organizar e oportunizar o conhecimento Espírita além das fronteiras de uma Casa Espírita ou de um país, para alcançar as necessidades prementes dos ainda inalcançados, uma vez que chegados no alvorecer de uma Nova Era não há mais tempo para aguardar condições e oportunidades para o estudo espírita e da espiritualidade, ante a obstáculos da vida moderna, que por insuperáveis que se apresentem, podem ser contornáveis com a boa vontade e a adesão a novas metodologias de ensino.
Imprescindível, portanto, que nos movimentemos na senda da renovação, pelo conhecimento, em bases sólidas de progresso. Progresso perene e sustentável decorrente da seriedade com que nos propomos a novas frentes de aprendizado e de conhecimento.
Nossa missão, portanto, é estudar em profundidade e se especializar para oportunizar o conhecimento espírita de qualidade e fidelidade doutrinária para os que se encontrem com iguais necessidades, porém além das fronteiras materiais de uma Casa Espírita.
- SOBRE A SOCIEDADE
A SEEPT é uma Sociedade de irmãos e amigos, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a Educação Espírita por meio da realização de Cursos gratuitos da Doutrina Espírita e da divulgação de Seminários, Palestras e outros eventos de natureza Espírita, como forma de esclarecer, orientar, informar e manter a atualizado, não só os alunos de seus Cursos como todo e qualquer trabalhador, frequentador ou simpatizante Espírita, em especial aqueles que se encontram impedidos por fatores estranhos à sua vontade, de estarem dentro de uma Casa Espírita.
Neste sentido, por meio de um programa 100% on line a Sociedade se propõe a oferecer um Estudo dirigido da Doutrina Espírita, para todos, independentemente da crença, da filosofia, da religião ou mesmo dos objetivos individuais dos interessados.
- LEIA MAIS:
Por um lado, a vida moderna com a sua série de demandas de natureza profissional, familiar ou outras, impõe a todos nós obrigações e restrições que nem sempre nos permitem estarmos num mesmo dia, numa mesma hora e num mesmo local para estudarmos a Doutrina Espírita.
Por outro lado, o Educador por excelência na Doutrina Espírita, Allan Kardec, previamente alertou que “O estudo de uma Doutrina como a espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova e grande, não pode ser feito proveitosamente, senão por homens sérios, perseverantes, isentos de prevenções e animados de uma firme e sincera vontade de chegar a um resultado. (Allan Kardec)” e, isto posto, sentenciou que o estudo sério de uma doutrina como a Espírita demanda uma regularidade, uma continuidade e um recolhimento. “[Kardec, Allan. Trad. Pires, José Herculano. O Livro dos Espíritos. Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita. Item VIII. Fl. 38, da 62. Ed. São Paulo: LAKE. 2001]
Em busca do alinhamento em referida premissa doutrinária, as Instituições Espíritas, em geral, sistematizaram o Ensino Espírita por meio de Cursos e Apostilas.
Ocorre, porém, que dentro de uma sistemática de aula, predominantemente, presencial privilegiam quem pode estar naquele determinado dia, naquela determinada hora e naquele determinado local, mas não alcança aqueles que querem estudar, querem guardar a regularidade, a continuidade e o recolhimento assinalados por Allan Kardec, mas se veem impedidos por suas condições de estudo, trabalho e moradia, como por exemplo se apresenta a realidade de um significativo número de brasileiros que se encontram em outros países por questões de estudo ou trabalho.
O estudo à distância é realidade na Educação de adultos em praticamente todo ensino Secundarista e Universitário, no mundo, e, certamente, as Instituições Espíritas não se eximirão de encampar referida metodologia de ensino para alcançar a todos que se interessam pelo aprendizado Espírita.
- SOBRE O CURSO
Este não é um Curso sobre a integralidade da Doutrina Espírita, porque seria muita pretensão querer em tão poucos meses aprender e apreender toda uma Doutrina, que como dito por Allan Kardec, “nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova e grande”. Uma Doutrina que permeia todos os campos do conhecimento humano. Uma Doutrina que faz do presente, do passado e do futuro uma linha contínua de experiências e esperanças.
Também não é um Curso que se prenda, em primeira ordem, à expedição de certificados, mas, sim à qualidade do produto ofertado.
É um Curso, portanto, em que nos propomos a todo esforço e dedicação para organizar o conhecimento e ser um facilitador do aprendizado, sobre esse livro que é pedra angular da Doutrina Espírita – O Livro dos Espíritos.
Neste sentido, impõe-se o esclarecimento de que não é um Curso apostilado, portanto, a leitura e o estudo de “O Livro dos Estudos” propriamente dito é seu obtivo primordial.
Um Curso que você possa fazê-lo dentro do seu tempo e das suas condições.
- SOBRE O PROGRAMA
Nosso programa prevê o estudo dirigido de todo conteúdo de “O Livro dos Espíritos” num total de 52 aulas a serem discorridas em até 75 semanas.
A média é de uma aula por semana, para apresentação de cada tema do programa, mas dada a complexidade de alguns assuntos e a depender do desenvolvimento dos alunos, certos temas poderão ser apresentados em duas ou, no máximo, três semanas, daí a variação do cronograma de 52 a 75 semanas.
Cada aula constitui-se do leitura de um texto-base e um estudo complementar de textos adicionais e/ou assistência de vídeos com palestras e documentários afetos ao tema.
Por um lado, o objetivo do texto-base é fundamentar o estudo na síntese da visão teórica do assunto, tal qual apresentado nas Perguntas e Respostas de “O Livro dos Espíritos”.
E, por outro lado, o objetivo dos textos adicionais (vídeos de palestras, documentários e outros) é complementar o estudo através de uma visão prática do tema de modo a levar o aluno a pensar “O Livro dos Espíritos” numa abordagem do século XXI e não restrito a meados do século XIX, quando foi publicado.
Importante: De modo a adequar o Programa, absolutamente, às condições e disponibilidade de tempo de cada um, o programa está estruturado para que cada um comece no seu tempo e desenvolva-se na velocidade e dinâmica de sua vida, razão pela qual, independentemente de quando você comece, as aulas vão sendo disponibilizadas sequencialmente na medida que o aluno vai esgotando o conteúdo da aula anterior.
Por um lado, isto permite que cada um comece o Curso quando quiser e cada qual termine o curso na exata medida de seu envolvimento e esforço com a proposta do programa. E, por outro lado, a mesma sistemática evita que diante de eventuais questões profissionais, familiares, viagens ou mesmo de doença que possam implicar na necessidade de um afastamento temporário do programa, o aluno tenha assegurado uma condição de retomada, tão logo sanados os motivos impeditivos de seu afastamento, sem qualquer prejuízo para si ou atraso para o desenvolvimento dos outros.
- SOBRE A METODOLOGIA DE ESTUDO
Sem a pretensão de seguir uma ou outra Teoria de Aprendizagem de modo engessado, optamos por uma linha de estudo – digamos – generalista, em que tenhamos por base a Teoria Construtivista, de Piaget, sem prejuízo do aproveitamento de contribuições de igual relevância inerentes a outras teorias de aprendizagem.
Neste sentido, a metodologia de estudo adotada parte da premissa da aprendizagem a partir dos processos de troca – na relação da leitura indicada; da reflexão sobre seu conteúdo; da devolutiva do conteúdo apreendido (por meio dos comentários do aluno) e explicação do conteúdo apresentado.
Assim sendo, a relação de ensino-aprendizagem se consolida na seguinte conformidade:
· Organização e indicação do conteúdo (por parte dos organizadores)
· Leitura do conteúdo (por parte do aluno)
· Reflexão do conteúdo (frente às experiências vivenciais) (por parte do aluno)
· Explicação do conteúdo de estudo (por parte dos organizadores)
De acordo com a complexidade do assunto, as dúvidas de interesse geral apresentadas pelos alunos serão esclarecidas por meio escrito ou poderão ser melhor explicadas por vídeo-aula ou debates pré-agendados.
Impende-se, porém, evidenciar que a organização do estudo e a facilitação do aprendizado não substitui o mínimo esforço do aluno para a leitura da integralidade de “O Livro dos Espíritos”.
Trata-se, portanto, de um programa pensado, em especial para você, interessado no assunto, mas que por motivos profissionais, familiares, ou outros, não dispõe de tempo ou outras condições para frequentar um curso presencial numa Instituição Espírita, ou se encontrem em outros países onde não tenham a oportunidade do estudo ou sua continuidade em um Centro Espírita.
- SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O Programa está dividido em 05 Módulos e ao final de cada módulo será oferecido um Questionário de até 05 questões para resposta do aluno, valendo até 1,0 (um ponto) por Questionário apresentado e no máximo 5,0 (cinco) pela totalidade deles.
Durante o programa, o aluno poderá indicar à organização ou receber a indicação de um local para visita fraterna (creche, abrigo de velhice, hospital etc), comprometendo-se a apresentar um Relatório da atividade desenvolvida, valendo 1,0 (um ponto) por Relatório apresentado.
Durante o programa, o aluno poderá indicar à organização ou receber a indicação de um Seminário ou Palestra para assistir (em local ou evento de sua livre escolha), comprometendo-se a apresentar um Relatório da atividade assistida, valendo 2,0 (dois pontos) por Relatório apresentado.
E ao final do Programa, cada aluno se incumbe de escolher um fato (de sua livre escolha) e apresentar uma versão analítica, em modo de Relatório, abordando de modo simples e objetivo qualquer dos aspectos estudados ao longo do Programa, valendo até 3,0 (três pontos)
Os relatórios apresentados têm um propósito essencialmente interativo de modo a compartilhar a experiência vivenciada com os demais colegas de Curso.
Todas as atividades avaliativas são absolutamente livres, sendo cada aluno avaliado exclusivamente pelas iniciativas que sua consciência lhe determinar.
As avaliações não têm caráter reprovativo, servindo apenas para sinalizar ao próprio aluno o grau de seu aproveitamento, numa escala de 0,00 à 10,00.
- SAIBA MAIS
Trata-se de um projeto inaugural que partindo da sábia e segura orientação doutrinária de Allan Kardec para o estudo da Doutrina Espírita, a SEEPT propõe-se a oferecer um Estudo Dirigido de “O Livro dos Espíritos”, obra inaugural da Doutrina Espírita e a partir da qual se levanta toda Doutrina Espírita.
Sabedores de que a Doutrina Espírita é imensa, mas muito maior é o universo de pessoas ainda não alcançados pelos seus esclarecimentos, orientações e conforto, a SEEPT não se lança como concorrente de qualquer outra Instituição Espírita, mas sim com o propósito único de oferecer sua singela contribuição ao Cristo em busca de alcançar a tantos corações e mentes carentes de seu amparo, através da Doutrina Espírita.
Neste sentido, independentemente dos obstáculos que sempre se levantam quando nos propomos a uma nova abordagem da vida, o mais importante é a seriedade de propósito e a vontade de alcançar uma maior compreensão dos ensinos de Jesus, a partir de uma Doutrina como a Espírita, que nos dizeres do próprio Codificador (Allan Kardec) “...nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova e grande...”, que seu estudo “...não pode ser feito proveitosamente, senão por homens sérios, perseverantes, isentos de prevenções e animados de uma firme e sincera vontade de chegar a um resultado...”. (Kardec, Allan. Trad. Pires, José Herculano. O Livro dos Espíritos. Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita. Item VIII. Fl. 38, da 62. Ed. São Paulo: LAKE. 2001).
Neste compasso, alinhamo-nos nesse programa ao que prescreve o sábio pensador Léon Denis no sentido de que “...a educação é o mais poderoso instrumento do progresso e que para ser completa, deve inspirar-se no estudo da vida sob suas duas formas alternantes, visível e invisível, em sua plenitude” [Denis, Léon apud Incontri, Dora. Pedagogia Espírita – Um projeto brasileiro e suas raízes. Epígrafe. Fl. 7, da 1. Ed. Bragança Paulista: Comenius. 2004].
E em assim sendo - meus amigos(as)! Educação Espírita é ao que nos lançamos no curso desse Programa. Não como instrutores e alunos, mas como irmãos e amigos que, independentemente, da raça, etnia, crença, condição socioeconômica ou das distâncias que nos separam fisicamente, esperamos poder trocar experiências vivenciadas e compartilhar conhecimentos.
- SOBRE O ORGANIZADOR
Importante
Programa experimental lançado em primeira-edição, neste ano, ao longo do programa estará sendo aperfeiçoado com as sugestões e contribuição de todos os alunos, para que, nas edições futuras, já esteja suficientemente amadurecido e possa ser melhor aproveitado por qualquer pessoa, em qualquer país e num plano superior de satisfação. Neste sentido:
Problemas técnicos que podem acontecer em qualquer plataforma tecnológica ou mesmo o caso de dúvidas sobre questões operativas do programa poderão ser sanados, diretamente, com o programador responsável, nosso irmão e amigo: CELSO DO AMARAL.
CELSO DO AMARAL
Email: celsod.amaral@gmail.com